Menu topo

O Governo do Estado inaugurou na tarde desta sexta [13], a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte [SAMU 192/RN] do município de Macau, que já está funcionando no Km 0 – BR 406, na avenida Centenário.

A nova Base conta com uma ambulância de suporte básico, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, em função do perfil da localidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, ex-prefeitos Afonso Lemos e Kidinho, do deputado estadual José Adécio, além da coordenadora estadual do Samu, Cecília Picinin.

Segundo a coordenadora, a estimativa é de que inicialmente a base atenda 50 pacientes por mês. Para prestar um atendimento pré-hospitalar com qualidade e efetividade, uma equipe de profissionais foi capacitada durante os últimos meses de julho e agosto. Segundo Cecília, a implantação da nova base representa um avanço no processo de regionalização do Serviço. “Atualmente, existem bases em 45 municípios do Estado e, com a implantação brevemente das bases de Parelhas, Santa Cruz e Caicó, fecharemos a expansão nos municípios a partir de 20 mil habitantes”, disse ela.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, a ação pode parecer simples, mas a qualidade do atendimento do SAMU salva vidas, em um trabalho digno de elogios, fruto do compromisso dos “samuzeiros”. “Espero que ninguém precise, mas se precisar a nossa Central de Regulação está apta a referenciar as ambulâncias para as unidades hospitalares. Na atual gestão, o Governo já implantou bases descentralizadas em Lajes, Areia Branca, Baraúna, Currais Novos, Pau dos Ferros e Apodi, dentre outros municípios”, destacou a governadora.

Além desse serviço, Rosalba lembrou que o governo tem investindo na reforma e compra de equipamentos para os hospitais regionais que recebem os pacientes das urgências, na implantação de novos leitos de UTI do Hospital Ruy Pereira, bem como os mutirões de cirurgias ortopédicas que têm sido responsável pela manutenção do corredor do politrauma do HMWG vazio há um mês e 13 dias.

Para o prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, a implantação do Samu representa um ganho importante para o município que conta hoje com 30.749 habitantes.  Antes, a demanda era atendida pelos profissionais do hospital Antônio Ferraz, que não tinham a qualificação específica do atendimento de urgência prestado pelo SAMU. A ação é um esforço das três esferas de governo: a Prefeitura entra com os profissionais [seis técnicos de enfermagem, seis motoristas e um enfermeiro-chefe, além da estrutura física], os Governos Estadual e Federal assumem a parte de manutenção de viaturas, combustível, equipamentos, material e ambulância de suporte básico.

Expansão do atendimento

Na cidade, o SAMU 192 realizará atendimento clínico, psiquiátrico e obstétrico, além dos casos de trauma. A unidade contará ainda com uma central de regulação, que fará a triagem dos casos, priorizando as ocorrências mais graves. A base do SAMU de Macau atende a um compromisso de governo de ampliar o atendimento de urgência no Rio Grande do Norte. Para dimensionar a expansão do Serviço, em 2011, apenas oito cidades da Grande Natal eram atendidas pelo SAMU. Em pouco mais de dois anos, esse número passou para 45 munícipios.

Em 2012, trinta novas ambulâncias novas e equipadas foram distribuídas para as bases. Até o final do ano, com a implantação das unidades de Parelhas, Santa Cruz e Caicó, será concluída a expansão do Serviço para cidades a partir de 20 mil habitantes.

Ponte

Ainda na solenidade, a governadora adiantou que um dos principais pleitos dos moradores de Macau será atendido em 2013. A Ponte do Riacho dos Cavalos será construída tão logo as licenças ambientais sejam expedidas. A governadora Rosalba Ciarlini falou que “os recursos já estão garantidos, assim como a ordem de serviço para a execução já foi dada. Esperamos dar início às obras ainda em outubro”, declarou.

Sobre o Autor:

Estudou em escola pública de Barreiras, Escola Municipal Alferes Cassiano Martins [Macau] e na Escola Estadual winston churchill [Natal], formado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, funcionário público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Fechar