Menu topo

rnNa sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira [24] para recepcionar a comitiva formada por empresários e políticos do estado alemão da Renânia-Palatinado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira ]PMDB], afirmou que a Casa pretende instituir um mecanismo permanente, moderno e eficiente para intensificar a parceria entre as duas federações.

Ezequiel também ressaltou o empenho da iniciativa privada, como é o caso da Federação do Comércio [Fecomércio], Federação das Indústrias [FIERN] e do Centro de Energias Renováveis e Tecnologia do Gás [CTGAS-RN], que vem fortalecendo a união dos dois Estados e demonstrando resultados palpáveis. Ezequiel Ferreira afirmou que a Assembleia Legislativa se coloca à disposição para auxiliar no que for necessário para estreitar ainda mais esses laços“Queremos possibilitar de maneira prática e efetiva as formas de identificar as viabilidades econômicas e atrair os interesses dos dois Estados a fim de se unirem em busca de um futuro de progresso para nossos povos”, disse Ezequiel. Ele afirmou que o propósito é criar um celeiro de empreendimentos nas mais diversas áreas: econômicas, técnicas, culturais, educacionais e sociais a fim de permitir o desenvolvimento sustentável e a promoção humana e social.

O presidente do parlamento da Renânia, Joachim Mertes, disse que a boa relação entre o Brasil e a Alemanha já é tradição e ressaltou a alegria, hospitalidade e franqueza do povo potiguar. Durante a solenidade o parlamentar reafirmou o interesse em estreitar a parceria entre os dois Estados e ao final disse: “A missão dos políticos, dos dois lados do Atlântico é cuidar para que as ações da política facilitem a vida das pessoas.

Também participaram da sessão solene a senadora Fátima Bezerra [PT], a vice-governadora da Renânia, Evelin Lemke, o cônsul-geral da Alemanha para o Nordeste, Dietmar Bock, o cônsul honorário da Alemanha no RN, José Dionísio Gomes da Silva, o coronel Francisco Reis, além dos deputados da Casa.

Acordo
Após a solenidade, a comitiva se reuniu com os deputados e reforçou o interesse de investir no RN. No campo da educação e formação profissional, será estudada uma forma de capacitação de trabalhadores e estudantes dos dois Estados para qualificação de mão-de-obra voltada para o setor turístico, com foco na gastronomia e hotelaria.

Com relação ao intercâmbio cultural entre os estudantes universitários dos dois Estados, o deputado Fernando Mineiro [PT] informou que vai contatar a UFRN e UFERSA a fim de que as universidades identifiquem as demandas e possibilidades de participação na próxima rodada do programa Ciências sem Fronteiras. Mineiro também sugeriu que seja criada uma interlocução permanente entre os parlamentos potiguar e alemão a fim de identificar as maiores demandas das duas federações. A vice-governadora do estado alemão, Evelin Lemke, sugeriu que os estudos de viabilidade econômica aconteçam sob a perspectiva da globalização, para que a produção se adeque às características dos alemães e norte-rio-grandenses.

O deputado Hermano Morais [PMDB] falou com otimismo da iniciativa de aproximação e citou a possibilidade de incremento econômico do RN na comercialização de gás, petróleo, energia eólica e solar. “Acompanho esta parceria há alguns anos e o que se busca são interesses comuns para que este intercâmbio se fortaleza e se efetive para ambas as partes”, disse.

Sobre o Autor:

Estudou em escola pública de Barreiras, Escola Municipal Alferes Cassiano Martins [Macau] e na Escola Estadual winston churchill [Natal], formado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, funcionário público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Fechar