Menu topo

alrn_especiais_camara_federal

A inclusão social é tema diário nos debates em plenário, audiências e no conteúdo de projetos na Assembleia Legislativa do RN. Um exemplo é a integração de pessoas especiais na sociedade que de forma pioneira no país, o Poder Legislativo potiguar nomeou para funções administrativas da Casa servidores com Síndrome de Down. O bom trabalho realizado pelos profissionais e o resultado alcançado no RN serviram como exemplo, que vem sendo seguido no Brasil. Inspirado no projeto da AL, o deputado federal Rafael Motta [Pros] solicitou à Câmara dos Deputados que adote a mesma iniciativa no Congresso.

Em 2011 a Assembleia do RN formalizou a contratação de Manuela Nely de Lima Araújo, 29, Kalina Santos Falcão, 27 e Filipe Medeiros Ramos, 26 que ocorreu por meio de um convênio com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil [APABB]. Eles desempenham suas funções no Cerimonial e apoio ao Plenário, convivendo com os parlamentares e servidores nas funções legislativas.

A convivência com os três jovens leva lições de cidadania e igualdade social. “Mais do que um projeto administrativo, a convivência com Kalina, Manuela e Filipe é uma experiência única. Eles nos ensinam diariamente que não existem limitações entre pessoas. Aqui, na Casa do Povo, cada um pode exercer plenamente a cidadania”, destaca o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza [PMDB].

Para o deputado estadual Ricardo Motta [Pros], autor do projeto, a iniciativa mostra o quanto essas pessoas podem contribuir e precisam ser incluídas em atividades do cotidiano da sociedade. “O projeto de inclusão de jovens com síndrome de down, sem sobra de dúvidas, é o que mais me enche de orgulho em ter implementado durante o período em que estive à frente da Assembleia Legislativa. Nós sabemos que essa ainda é, infelizmente, uma barreira a ser vencida, a inserção no mercado de trabalho. E a Assembleia Legislativa vem conseguindo mostrar que é plenamente possível. São pessoas responsáveis, dedicadas e capacitadas”, comemora.

Sobre o Autor:

Estudou em escola pública de Barreiras, Escola Municipal Alferes Cassiano Martins [Macau] e na Escola Estadual winston churchill [Natal], formado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, funcionário público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Fechar