Menu topo

A três anos da disputa, o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves [MG], lidera as pesquisas que simulam eleição para presidente da República nos dois cenários testados com seu nome pelo Datafolha.

Sem Aécio no páreo, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva [Rede] aparece numericamente à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva [PT], mas em situação de empate técnico.

Aécio alcança 26% no cenário que tem o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, como candidato do PMDB.

Lula e Marina disputam a segunda posição com 20% e 19%, respectivamente.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Numa simulação em que o candidato do PSDB passa a ser o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Marina Silva aparece em primeiro lugar com 24%, enquanto Lula, em empate técnico com sua ex-subordinada, alcança 21%.

O tucano fica em terceiro lugar, com 14%.

Dessa vez, o Datafolha listou nos cartões de resposta da pesquisa os nomes do ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes [PDT] e do deputado federal Jair Bolsonaro [PP].

O primeiro, que nos últimos dias deu entrevistas fazendo uma defesa contundente do mandato da presidente Dilma Rousseff, alcançou 6% ou 7% das intenções de voto, conforme o cenário oferecido aos entrevistados.
O segundo, defensor da ditadura [1964-1985] e adepto do impeachment de Dilma Rousseff, marcou 4% ou 5%.

O Datafolha também testou cenários alternando nomes do PMDB na simulação de eleição presidencial. Mas não constatou diferença significativa nos resultados.

Num dos cenários, o vice-presidente da República, Michel Temer, alcança 2% das intenções de voto. Em outro, fica com apenas 1%, numericamente atrás dos 2% de Luciana Genro [PSOL]e dos 2% de Eduardo Jorge [PV].

Os mesmos percentuais ocorrem quando o candidato peemedebista à Presidência é o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

REJEIÇÃO

A pesquisa Datafolha mostra ainda que Lula é líder isolado em rejeição.

Quase metade dos brasileiros[48%] afirmam que não votariam no ex-presidente de jeito nenhum.

Em segundo lugar, empatados com 26%, estão Aécio e Temer. Alckmin é rejeitado por 21%. Marina Silva, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro foram citados por 17%.

Nesta rodada, o instituto realizou 2.810 entrevistas em 172 municípios em todo o país. O levantamento foi feito nos dias 16 e 17.

pesquisa_dtafolapesauisa2

pesquisa_3

pesquisa4

pesquisa4_rejeicao

Sobre o Autor:

Estudou em escola pública de Barreiras, Escola Municipal Alferes Cassiano Martins [Macau] e na Escola Estadual winston churchill [Natal], formado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, funcionário público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Fechar